Revista Acadêmica

Início >> Revista Acadêmica

A REVISTA

ISSN 2175-9227

A Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré é uma publicação digital, semestral e independente, destinada a apoiar a mentalidade e projetos inovadores que norteiam nossa Instituição desde suas origens. Pretende divulgar os trabalhos, atividades, pesquisas e estudos de seus corpos docente e discente, com matérias que possam contribuir para a divulgação e debate de temas voltados para as questões das áreas de abrangência de nossos cursos, construindo o pensamento crítico-científico de nossos jovens no panorama educacional e profissional brasileiro.

 

Estamos realizando um sonho, orgulhosos pelo empenho e qualificação de nossos professores e alunos. Esperamos que a leitura desta primeira edição traga a todos o mesmo prazer que tivemos ao realizá-la.

 

CONSELHO EDITORIAL

Cabe ao Conselho Editorial, elaborar as políticas de publicação da Revista, estabelecer critérios de excelência e padrões de qualidade das publicações, que orientarão os processos de apreciação e seleção de artigos e materiais a ele submetidos pela comunidade acadêmica; apreciar o mérito desses materiais, recomendando ou rejeitando cada proposta, conforme os critérios estabelecidos para a Revista.

Conselheiros

Profa. Dr. Andrea Cristina Micchelucci

Profa. Dra. Andreia Martins

Profa. Me. Adriana Polloni

Prof.Me. Marcello Cacavallo

Prof. Me. Rafael da Silva Santos

Prof. Me. Sérgio da Rocha Paris

Prof. Me. Valter Pedro Batista

A Revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos autores dos artigos. Seu compromisso é divulgar a produção do conhecimento, salientando que o teor dos artigos exprime a produção mais recente de seus pesquisadores.

NORMAS

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO                                                                           

  1. A Revista Sumaré aceita artigos, preferencialmente, inéditos e originais, notas de leitura e resenhas bibliográficas. A colaboração deverá ser matéria de pesquisa específica nas áreas de atuação da Faculdade Sumaré ou afins. Deverá ser redigida em português. Não serão apreciados os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas a seguir especificadas.
  2. No caso de artigo, apresentar logo abaixo do nome do autor (deixando um enter de espaço) um resumo de, no máximo 100 palavras, em português, obrigatoriamente.
  3. Deve-se indicar, após o resumo, 05 (cinco) palavras-chave, que descrevam a essência do assunto tratado, além de cinco outras palavras-chave secundárias, quando for o caso.
  4. O trabalho deve ter a extensão máxima de 15 (quinze) páginas e mínima de 3 (três) páginas, obedecendo à seguinte formatação: margem direita - 2,0 ; margem esquerda - 2,5; margem superior - 2,0; margem inferior - 2,0; alinhamento – justificado; espaço entre linhas - 1.5, sem marcações de parágrafo; fonte – Times New Roman 12; configuração da página - A4; título do artigo centralizado em negrito; subtítulos em negrito, alinhados à esquerda; numerar as páginas; notas, referências, citações deverão ser colocadas ao final do texto; figuras/tabelas/gráficos deverão ser numerados e enviados em anexo no formato gif, jpeg ou jpg, sendo sua localização devidamente indicada no corpo do texto. O texto deve ser enviado no formato ‘.doc”, nas versões 97, 2000 ou XP.
  5. As citações e transcrições são permitidas desde que sejam colocadas no corpo do artigo: entre parênteses, sobrenome do autor em maiúscula, data identificadora da edição da obra seguida de vírgula e número da página, se for o caso.
  6. A bibliografia deverá constar ao final do texto, apresentando apenas as referências de obras mencionadas no trabalho e seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.
  7. O trabalho terá uma página de rosto com as seguintes informações: título do trabalho; nome(s) do(s) autor(es); instituição do(s) autor(es); titulação acadêmica; e-mail. No corpo do artigo não deverá(ão) ser identificado(s) o(s) nome(s) do autor(es).
  8. As resenhas devem ter, preferencialmente, como objeto obras recentes (publicadas nos dois últimos anos) e devem apresentar como título a referência bibliográfica da obra resenhada. O texto crítico deve manter-se no limite máximo de 3 (três) páginas. Consideram-se obras: filmes, livros, produtos midiáticos, etc.
  9. O trabalho submetido será avaliado por dois pareceristas ligados à área afim, podendo ser: “recomendado para publicação”; “recomendado para publicação com modificações” ou “não recomendado para publicação”.
  10. Caberá ao autor reformular o texto conforme o que for solicitado pela Comissão.
  11. O Conselho Editorial reserva-se o direito de recusar os trabalhos que não atendam rigorosamente às normas explicitadas acima, ou que não sejam pertinentes ao mundo acadêmico.
  12. Os critérios norteadores para aceitação dos trabalhos pelo Conselho da Revista Sumaré são, fundamentalmente, a relevância científica, e acadêmica, bem como a clareza dos textos apresentados.
  13. A submissão de textos à Revista implica em autorização do autor para sua publicação. Não serão pagos direitos autorais.

TIPOS DE PUBLICAÇÃO

Você poderá contribuir com esta revista enviando material para publicação, verifique, abaixo, algumas sugestões:

• Artigo - é qualquer relato inédito, de trabalho experimental (prático ou teórico); é a apresentação sucinta de um resultado de pesquisa realizada de acordo com as metodologias científicas, seguindo padrões bem definidos.

• Relato de Caso - contempla todas as áreas e principalmente deve conter uma abordagem crítica do evento (caso) relatado;

• Artigo de Revisão - destinado à apresentação do progresso em uma área específica dentre as abrangidas, contendo uma visão crítica do autor;

• Resenhas e Resumos - de trabalhos apresentados em eventos científicos e ou teses e dissertações de trabalhos experimentais, de livros, filmes e etc – recomenda-se que os autores evitem reproduzir longos trechos de monografias, dissertações e teses, e quando o autor julgar relevante esse tipo de publicação deve adaptá-lo seguindo as normas da Revista;

• Traduções de artigos - e trabalhos em outro idioma: desde que devidamente autorizados pelo autor original, autorização essa que deve ser comprovada por escrito.

CONTATO

Para submeter seu artigo à apreciação do Conselho Editorial ou enviar sugestões, envie um e-mail para raes@facsumare.com.br.

EDIÇÃO 13ª/14ª

Caros leitores;

a Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré – RAES – mudou para Qualis Sumaré. Pretendemos, com isso, não apenas dar-lhe um novo nome, mas torná-la mais agradável – daí seu novo formato -, mais acessível e legível, por isso a nova paginação e suas informações mais fáceis para contato, envio de artigos e leitura de números anteriores. O número traz agora, também, um dossiê. Neste, o dossiê é Memória e Identidade Docente.

Este número, 13º e 14º., é especial por isso e muito mais. Trazemos artigos exclusivamente de pós-graduandos da Faculdade Sumaré, que concluíram recentemente o curso de Docência para o Ensino Superior, aproveitando as monografias que realizaram, sob a orientação da Professora Dra. Lúcia Matias da Silva Oliveira, esta última cuja apresentação que segue constitui-se num artigo à parte. São artigos, portanto, fruto da reflexão acerca da Educação, com enfoque na identidade docente, em sua interface com a Sociologia, a História e a Filosofia, mas sobretudo com a prática pedagógica.

O que aumenta o interesse na confecção deste número e na leitura dos artigos que o compõem, é também o fato dos textos comportarem a pesquisa dos agora pós-graduados, muitos deles professores e funcionários da Faculdade Sumaré. Com isso, temos em certa medida uma autorreflexão, institucional e profissional. Mas temos de ler além e irmos mais longe. Como são em sua maioria professores -  e outros tantos funcionários de uma instituição de ensino -, ao cursar uma pós-graduação voltada à docência e permitirem uma reflexão acerca da identidade docente, tomam uma posição no sentido de reafirmar o papel da educação, em última instância, na transformação do ser humano, da realidade e do mundo.

Se uma boa ciência não se faz sem interlocução, o mesmo se aplica à educação. Assim, ao colocar aos leitores da Revista Qualis Sumaré os artigos aqui propostos, os autores concluem com êxito o curso e exemplificam aquela máxima. Ficam todos convidados, então, a manter esse estranho diálogo, feito a partir da leitura e das indagações que ela suscita. Que estas últimas ensejem novas reflexões, e, por que não, novos artigos, que podem ser enviados para nossa apreciação, visando o próximo número. Então, uma boa leitura e até o próximo.

ABRIR REVISTA EM NOVO FORMATO

Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

Saiu Lista de Espera do Prouni 2015

27/07/201527/07/2015
Confira a lista de espera dos candidatos a uma bolsa de estudo integral pelo Prouni.

Vagas Remanescentes

15/07/201515/07/2015
A Sumaré oferece 50% de desconto no valor da matrícula e também nas mensalidades do primeiro semestre do curso, nas vagas remanescentes. Comece a estudar ainda em agosto.

Retorno e Início das Aulas | Alunos Veteranos e Calouros

15/07/2015
ALUNOS CALOUROS - INÍCIO DAS AULAS.

Calouros matriculados nos Horários Regulares24 de agosto;
Calouros do Horário Especial (NM): 21 de agosto.

Exceto calouros das turmas a seguir tiveram as aulas antecipadas para o dia 03 de agosto, veja:

Belém
Logística, horário N2.

Bom Retiro
Marketing, horário N1.
RH, horário N2.
Gestão Financeira, horário N2.

Santana
Gestão Financeira, horário N1.
Marketing, horário N2.

Santo Amaro
Logística, horário N2.
Eventos, horário N2.
Marketing, horário N1.
Gestão da Tecnologia da Informação, horário M1.

Sumaré
Logística, horário N2.
Redes de Computadores, horário M2.

ALUNOS VETERANOS - RETORNO ÀS AULAS.
As aulas dos alunos veteranos matriculados nos Horários Regulares terão início no dia 03 de agosto de 2015. Os estudantes do Horário Especial retornam às aulas no dia 1º de agosto de 2015.

Confira o Calendário Escolar do segundo semestre de 2015, disponível no ambiente Aluno Online e também aqui no portal.