Inscreva-se
DATA

26 de outubro de 2019

localização

Teatro Mazzarello – Unidade Santana
Praça Domingos Correia da Cruz, 14

Investimento

1º lote - R$ 125,00 até 24 de Julho;
2º lote - R$ 150,00 até 25 de Agosto;
3º lote - R$ 175,00 até 24 de Outubro.

Sobre o evento

Na contemporaneidade, as aprendizagens e os ensinamentos estão ligados em diferentes tempos, espaços e velocidade, de modo a valorizar as experiências dos aprendizes nos mais diversos contextos, colocando-os como protagonistas de seus conhecimentos e formação contínua.

A partir debates e trabalhos realizados pelo Grupo de Pesquisa “Fio Condutor para Metodologias Ativas, formado pelas Professoras Cleide Muñoz e Priscila Mafra e alunos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Sumaré, promove o seu 2º Congresso Internacional.

Nesta edição, o objetivo principal será criar espaço de partilha, compartilhar reflexões e debates sobre temas atuais da educação, assumindo como temática principal “Tecnologia em Rede e Metodologias Ativas”.

O evento ocorrerá em 26 de outubro de 2019 e terá a presença de especialistas consagrados na área.

Público-alvo: Educadores, Professores e Formadores de Licenciaturas, Mestrado e Doutorado.

O congresso disponibilizará certificado de participação.

Palestrantes renomadas

8 horas de programação

Certificado pela Sumaré

Horas de atividades complementares para alunos Sumaré

Palestrantes

speaker name
José Moran
speaker name
Lilian Bacich
speaker name
Maria Elizabeth B. de Almeida
speaker name
Paulo Maria B. da S. Dias

Educador, conferencista e mentor de projetos de transformação da educação básica e superior. Dá palestras e workshops sobre metodologias ativas, modelos híbridos e tendências na educação. Foi professor de Novas Tecnologias na USP) e um dos fundadores da Escola do Futuro. Nasceu na Espanha (Vigo) e vive em São Paulo. É autor do livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá (Papirus) e do blog Educação Transformadora e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (Penso) Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. (Papirus), e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos (Summus).

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica
(professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atua como assessora pedagógica dos planos de aula de Nova Escola. Revisora técnica da tradução do livro Blended: Using Disruptive Innovation to Improve Schools, de Michael Horn e Four dimensional education, de Charles Fadel. Organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e Metodologias ativas para uma educação inovadora. Cofundadora da Tríade educacional e Coordenadora de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades.

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Faculdade de Educação, linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação. Doutora em Educação: Currículo, com pós-doutorado na Universidade do Minho, no Instituto de Educação e Psicologia. Licenciada e Bacharel em Matemática, pela UNESP, Bauru. Pesquisadora produtividade do CNPq; foi membro do Comitê Nacional de Assessoramento ao CNPq na área de Educação no período de 2014 a 2017. É líder do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital, com pesquisas e publicações sobre os temas: currículo e tecnologias; tecnologias na educação presencial, a distância ou híbrida; políticas de tecnologias na educação; formação de educadores para uso das tecnologias digitais de informação e comunicação; tecnologia, educação e mobilidade; web currículo. Membro do corpo editorial e parecerista de revistas científicas.

Professor Catedrático e Reitor da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal. É Doutor em Educação pela Universidade do Minho e recebeu recentemente o título de Doutor Honoris Causa em “Educación a Distância y Tecnología Instruccional” pela UNAD – Universidad Nacional Abierta y a Distância, Bogotá, Colômbia. Desenvolve a atividade de investigação nas áreas das políticas de educação a distância e elearning, inovação educacional, usabilidade pedagógica, aprendizagem social e colaborativa em rede.
Colaborou com organizações nacionais e internacionais (OCDE) na realização de estudos no domínio da inovação educacional e coordenou e participou em projetos de investigação e desenvolvimento no âmbito dos programas europeus.
Integra as comissões editorial e científica de revistas internacionais da especialidade e é autor e coautor de publicações científicas no país e no estrangeiro.

Programação

Manhã

  • 8h às 9hCredenciamento, Divulgação dos Livros e Coffee Breack
  • 9hAbertura
  • 9h15Momento artístico e cultural -
    Grupo Fio Condutor para Metodologia Ativa
  • 10hPalestra Prof. Dr. Paulo Dias -
    Tecnologia e Aprendizagem em Rede no Brasil.
  • 11hPalestra Prof. Dr. Paulo Dias e Profa.Maria Elizabeth Almeida
    - As Tecnologia educacional e o currículo - O que fazer?

Tarde

  • 12hDebate
  • 12h15 às 13h30Almoço
  • 13h30Momento Cultural
  • 14hPalestra Prof. Dr. Jóse Manoel Moran e Profa. Dra. Lilian Bacich
    - Metodologia Ativa
  • 16hDebate
  • 16h30Encerramento